segunda-feira, outubro 15, 2012

Botox além da estética


Meninas, vocês sabiam que a toxina botulínica (botox é a marca mais conhecida) não é só utilizada para fins estéticos? Entrevistei a dentista Amanda Cozer, da FisioSpa - Reabilitação e Estética para entender em quais ocasiões a toxina pode ser utilizada.

Chics & Hypadas: Além da utilização para fins estéticos, em quais outras ocasiões a toxina botulínica pode ser aplicada?

Amanda Cozer: A toxina botulínica pode ser utilizada em tratamento de hipertrofias (aumento de volume dos músculos masseteresou temporais); sorriso gengival (paciente que tem a exposição excessiva da gengiva ao sorrir);  tics na face; contração involuntária dos músculos da pálpebra; estrabismo; torcicolo espasmódico (contração involuntária dos músculos do pescoço); hipersalivação (excesso de produção de saliva); e hiperidrose (excesso de suor nas axilas, mãos e pés).

C&H: Para o tratamento de dores de cabeça, pescoço e face, por exemplo como é feita a aplicação do produto? E qual o tempo de duração da aplicação?

Amanda: A aplicação é feita no músculo a ser tratado. O procedimento é simples, feito no próprio consultório, e dura cerca de cinco minutos.

C&H: Existe alguma contraindicação para este tipo de tratamento?
Amanda: O uso da Toxina Botulínica é contraindicado nos casos de infecções ou inflamações nos locais da aplicação e alergia ao medicamento. Gestantes ou mães em fase de amamentação, portadores de algumas doenças neurológicas e pacientes que fazem uso de alguns medicamentos, como antibióticos amino-glicosídeos e bloqueadores de canais de cálcios não podem se submeter à aplicação.

C&H: Quanto tempo dura o efeito da toxina? Quantas aplicações são necessárias para obter o resultado?

Amanda: O efeito inicia-se de 48h a 72h após a aplicação e vai aumentando dia-a-dia. O efeito máximo da toxina ocorre de uma a quatro semanas após a aplicação e promove o relaxamento do músculo por um período de quatro a nove meses. No caso do bruxismo e das dores oro-faciais, a duração é muito mais prolongada. Existem pacientes que precisam realizar a aplicação apenas uma vez ao ano, outros, a cada dois anos e alguns somente uma vez na vida, sendo que existem casos mais severos que podem exigir aplicações de até duas vezes ao ano. Porém, observamos que quando se associa aplicação da toxina com a utilização noturna do aparelho estabilizador mandibular, normalmente uma única aplicação é o suficiente.

Drª Amanda Cozer

FisioSpa - Reabilitação e Estética
Av. Juracy Magalhães Jr., Centro Médico Salvador, sala 11, térreo. Cidade Jardim. Salvador/BA
Tel.: 71 3022-1600
Email: contato@fisiospaba.com.br 
Site: www.fisiospaba.com.br

By Cynthia Alvim

Nenhum comentário:

Postar um comentário