segunda-feira, outubro 29, 2012

Bem alimentada na gestação

Meninas, uma boa alimentação da mulher durante a gravidez é super importante para o desenvolvimento do bebê. Por isso, nós conversamos sobre o tema com a nutricionista Mercia Casaes, que dá dicas para as futuras mamães sobre como se alimentar nessa fase.

Chics&Hypadas: Qual deve ser a base da alimentação de uma mulher durante a gestação?

Mércia Casaes: A alimentação da gestante deve ser equilibrada em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), água e fibras solúveis e insolúveis. O ideal é que seja o mais natural possível, evitando alimentos industrializados. Muitas frutas, verduras, carnes, pescados, ovos, respeitando a individualidade de cada gestante com um cardápio que seja específico e individual. Use alimentos ricos em cálcio: gergelim, alimentos verdes escuros, leite e derivados, tofu, etc. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro: carne vermelha, vegetais verde-escuro (espinafre, couve, brócolis), quiabo, beterraba, melaço de cana, açúcar mascavo, gema de ovo. Utilizar as frutas ao natural e se possível ingerir casca e bagaço. Dar preferência ao consumo de sucos ao natural.

C&H: Existem alimentos que as gestantes devem evitar ou excluir do cardápio?

Mércia: Sim. As gestantes devem evitar frituras, embutidos, excesso de sal e açúcar, refrigerantes,  bebidas alcoólicas, chás (os permitidos são erva doce, erva cidreira e camomila), condimentos picantes e contendo glutamato monossódico, entre outros. Evitar café (liberado máximo de 1 xícara por dia), adoçantes  ciclamato de sódio, sacarina sódica e aspartame.

Exclua do cardápio as frituras
C&H: E por quais motivos?

Mércia: Levar nutrientes essenciais para um bom desenvolvimento e saúde do feto, evitando aumento excessivo de peso, hipertensão e diabetes, bem como outras intercorrências gestacionais.

C&H: Existe um intervalo de tempo pré estabelecido que as grávidas devem se alimentar ou isto varia de gestante para gestante?

Mércia:A recomendação é de no máximo 3 em 3 horas podendo ser reduzido esse intervalo para 2 em 2 horas em caso de náuseas, vômitos e aumento do apetite.

C&H: Existem alimentos que ajudam, por exemplo, no combate do enjoo?

Mércia: Sim. Alimentos secos, gelados, sem gorduras, sem molhos, sem muito tempero e sem cheiros fortes.

C&H: Até quantos quilos é considerado saudável que uma mulher adquira no período da gestação?

Mércia: Tudo depende do peso em que a mulher esteja ao engravidar. Se ela engravidar com peso ideal o ganho normal varia de 8,5kg a 12,5kg (dado do Ministério da Saúde). É importante que a mulher, antes de engravidar, além de consultar um obstetra para exames e acompanhamento, procure também um nutricionista para uma orientação nutricional adequada pré gestacional.

C&H: Mulheres que não possuem o hábito de comer frutas e verduras podem contar com algum tipo de suplemento alimentar nessa fase?

Mércia: Sim, porém com a orientação do nutricionista.

Drª Mércia
 Mércia Casaes Pimentel Silva – Nutricionista
Consultório: Rua Frederico Simões, 153. Empresarial Orlando Gomes, sala 402 – Caminho das Árvores. Salvador/BA. Tel.: 71 3013-9500 / 9640-9500.
Centro Médico do Instituto Cárdio Pulmonar – Rua Ponciano Oliveira – Ed. Centro Médico Cárdio Pulmonar, 3º anda, sala 307 – Ondina. Salvador/BA. Tel.: 71 3203-2222 / 3203-2200.
E-mail: merciacasaes@uol.com.br

By Cynthia Alvim

Nenhum comentário:

Postar um comentário