segunda-feira, setembro 17, 2012

Mal moderno

A ansiedade é um mal moderno! Com a correria do dia a dia, enfrentar os mil compromissos no trabalho e em casa, conciliar problemas de ordem pessoal e profissional, ter que cumprir dez coisas ao mesmo tempo e ainda sobrar tempo para o planejamento e a realização dos nossos sonhos tem deixado muitas pessoas estressadas e, pior do que isso, com transtornos de ansiedade. Descobri uma técnica que pode ser utilizada para o tratamento da ansiedade, a Microfisioterapia. O fisioterapeuta Éder Vasconcelos, do Instituto Mecca, explica no texto abaixo um pouco mais sobre essa técnica que pode ajudar você, que assim como eu, sofre com a ansiedade.  

Microfisioterapia
   
A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central (SNC), consequente à interpretação de uma situação de perigo. Este relato mostra uma relação estreita entre o caráter corpo e mente, permitindo que em momentos de estresse possamos passar por sintomas não só emocionais, como a inquietação e a insônia, mas também físicos, ordenados pelo SNC. Entre esses sintomas estão a taquicardia (palpitação), sudorese, tremores, tensão muscular, aumento das secreções (urinárias e fecais), aumento da motilidade intestinal e cefaléia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa, a ansiedade pode desenvolver a Síndrome do Pânico (crise ansiosa aguda). 

Os momentos de estresses que passamos no decorrer de nossas vidas acarretam memórias, que permitem ao nosso corpo tentar nos proteger de um novo acontecimento semelhante. Mas muitas vezes o nosso organismo ao tentar nos proteger acaba por acarretar disfunções, levando até a doenças graves, em alguns casos, e é neste ponto que a Microfisioterapia atua. A técnica manual foi criada por Daniel Grosjean e Patrice Bénini e teve sua elaboração e formulação na década de 1970, quando iniciaram experimentos embasados na embriologia, que tem como objetivo a identificação da causa primária de uma doença ou sintoma e estimula a auto cura do organismo para que o corpo inicie o processo de eliminação.


Através da micropalpação o fisioterapeuta procura no corpo onde estas memórias se instalaram e então realiza manualmente atos que simulam a agressão e estimulem o corpo a eliminar a doença promovendo a saúde. Essa agressão primaria deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, estes traços ficam guardados na memória do tecido, pois o sistema imunológico não conseguiu eliminar o agressor.

O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou evento que perturbou o individuo para ajudar o corpo a promover a auto cura. Não se opõe a medicina. Ambas são complementares e podem ser usadas concomitantemente. Não tem contra-indicação nenhuma, portanto, todos podem se beneficiar.

É indicada para qualquer idade, desde recém-nascidos até jovens ou pessoas em idade avançada, portadores ou não de necessidades especiais. Muitos dos problemas de saúde podem encontrar uma possibilidade de melhora com a microfisioterapia, algumas delas são: enxaqueca, alergias, depressão e insônia.

Éder Vasconcelos - Fisioterapeuta
Instituto Mecca
Rua Ariston Bertino de Carvalho, 14 – Brotas. Salvador/BA.
Tel.: 71 3353-7190
www.institutomecca.com.br

By Cynthia Alvim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário